The power of root

MySQL Vs. MS SQL

seg 09 junho 2014 análise / mssql / mysql /
MySQL vs MSSQL

MySQL Vs. MS SQL

Hoje estava assistindo ao treinamento do MS SQL 2012/2014 do meu amigo Bruxo Alexandre =p e veio em minha mente quais as principais diferenças entre os dois SGBDs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) Onde um se sobressai ao outro.

Para começar as duas soluções utilizam linguagem SQL (Structured Query Language) que é padronizada pela ANSI, se utilizar apenas a linguagem padrão do SQL provavelmente a aplicação funcionará nos dois bancos, mas como cada SGBD quer ter suas funcionalidades aprimoradas utilizam algumas particularidades para atrair e facilitar para seus usuários é praticamente inviável programar apenas com a linguagem SQL "pura".

MySQL

Inicialmente o MySQL foi desenvolvido por David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius na década de 80, em 2008 a SUN comprou a MySQL AB por apenas 1 BI =p e posteriormente a SUN foi comprada pela Oracle junto com o MySQL, hoje ela é mantida por mais de 400 programadores espalhado pelo mundo.

O MySQL suporta praticamente qualquer plataforma, compatível com as principais linguagens de programação (Delphi, Java, C/C++, C#, Python, Perl, PHP, e por ai vai), pouco exigente quando falamos de hardware, fácil manuseio, roda sobre a GPL, suporta replicação e possui diversas interfaces gráficas e web.

Por outro lado o MySQL deixa a desejar em algumas ferramentas como gatilhos, procedimentos armazenados, existem relatos que fica lento quando existem muitos registro, por outro lado existem registro de bancos MySQL que roda com mais de 50.000.000 de registros e 5.000.000.000 de linhas (Prova que deve depender muito da aplicação)

MS SQL Server

O SQL Server foi desenvolvido pela Microsoft junto com a Sybase em 1988, essa parceria durou até a versão 2000, quando a Microsoft resolveu acabar com a parceira e desenvolver um sistema totalmente novo a partir da versão 2005.

Apesar do SQL Server ter um preço abaixo da média de seus concorrentes, os valores ainda são bem salgados, pois além da licença do server temos que licenciar os cals de acessos. Além de rodar apenas nos sistemas operacionais da Microsoft, diferente de seus concorrentes que são multi-plataforma.

Um dos pontos positivos do MS SQL é a central de administração bem completa e simples de trabalhar, oque facilita bastante o trabalho de quem vai administrar e para quem não tem muita experiencia. Outro ponto é que o MS SQL consegue fazer uma divisão lógica das suas instancias, onde cada instancia pode ter seus bancos e usuários conectados.

Conclusão

Cada SGBD tem suas vantagens e desvantagens, onde cada um é melhor em determinado ambiente portanto antes de implementar um banco devemos efetuar uma análise criteriosa para definir qual banco utilizar. Cargas mais pesadas e complexas MS SQL soluções mais simples MySQL =)

on the top

Comments